quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alimentos com baixo índice de açúcar

Esta matéria é muito interessante. Principalmente para quem quer comer o arroz branco sem preocupação, uma vez que ele se transforma rapidamente em açúcar no sangue.
Alimentos com baixo índice glicêmico são bons aliados para emagrecer

Alguns alimentos possuem baixas calorias, mas alto teor glicêmico. Com mudanças no preparo, frutas, legumes e arroz podem ser consumidos sem aumentar o nível do açúcar no sangue.

Pesquisa feita por cientistas americanos mostra que uma dieta a base de alimentos com baixo índice glicêmico pode funcionar melhor na perda de peso do que uma dieta com pouca gordura.

O índice glicêmico é a quantidade e a velocidade que o açúcar é liberado no sangue. Ao consumir o carboidrato de um alimento com muito açúcar, o organismo libera mais insulina, que produz gordura. “Há alimentos com baixíssimas calorias, mas que apresentam alto índice glicêmico”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

A maçã e a pera, por exemplo, têm poucas calorias e baixo índice glicêmico. Já na melancia, o teor é alto e a fruta dá menor saciedade, deixando a pessoa com fome mais rápido. No suco, a dica é misturar frutas com índice glicêmico mais alto, como a melancia, com as de teor mais baixo, como o limão.

Outro truque é adicionar alimentos ricos em fibras, como hortelã e manjericão. “Ao fazer o suco e bater a fruta no liquidificador, você quebra as partículas. Então, o índice glicêmico aumenta um pouco comparado com a fruta. O ideal é não coar o suco para manter as fibras do próprio alimento”, diz a nutricionista.

O índice glicêmico entre os legumes e folhas também variam bastante. Brócolis, repolho, pimentão e alface têm baixo índice. Cenoura, ervilha, milho e beterraba têm médio índice. Já nabo e moranga possuem alto teor.

Cozinhar os alimentos com uma colher de sopa de suco de uma fruta ácida - como limão e laranja - diminui a liberação da glicose no sangue. O vinagre também pode ser usado para os legumes e para o pré-cozimento do arroz. A dica é colocar o arroz já cozido em um saquinho e deixar por 20 minutos no congelador. As moléculas do amido ficam mais resistentes e a digestão mais lenta. “Isso faz com que a glicose seja liberada mais lentamente”, explica Luciana.

Proteínas, como a da carne, e gordura boa, como a do azeite, também diminuem o índice glicêmico. Além dos reflexos na balança, exagerar no consumo de alimentos com alto índice glicêmico faz o organismo viciar com grandes quantidades de açúcar no sangue. “A pessoa está sempre fazendo reeducação alimentar e não consegue perder peso facilmente, porque consome uma grande quantidade de alimentos de alto índice glicêmico durante todo o dia”, alerta a nutricionista.

Veja o índice glicêmico de alguns alimentos:

Alimento
Índice Glicêmico
Manga
80
Melancia
77
Abacaxi
66
Laranja
62
Mamão
65
Uva
46
Maçã e pêra
38
Nabo
97
Abóbora moranga
75
Beterraba
64
Milho
60
Ervilha e cenoura
49
Brócolis
10
Cogumelo
10
Pimentão
10
Alface e repolho
10


Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/alimentos-com-baixo-indice-glicemico-sao-bons-aliados-para-emagrecer.html