quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dentes permanentes nascem por volta de 5 a 7 anos de idade. Sem anteriormente nascer o de leite.

Os cuidados com a escovação dos dentes dos seus filhos precisa ser uma tarefa diária. Este hábito levará o seu filho a entender a importância que uma boa escovação proporciona. A sensação de limpeza, de frescor e de hálito fresco é consequência deste cuidado. Ajude o seu filho a escovar os dentes e depois dê a escova para ele treinar. Ou faça ao contrário, primeiro deixe que ele escove e depois corrija a escovação. A ordem dos fatores não altera o resultado.
"É importante que tenha este cuidado até a criança ter uns 8 anos (vale analisar o desenvolvimento do seu filho, se precisar acompanhe de perto por mais tempo)", segundo a Odontopediatra Sharia Barban. Depois é só monitorar. Pois a erupção dos primeiros molares permanentes se dá por volta dos 5 aos 7 anos e perdeu estes dentes não há como nascer outros, pois anteriormente não havia dente de leite no lugar destes molares permanentes. Então, entende-se que os primeiros molares que nascerem já serão os permanentes e ponto final. Por isso, a participação dos pais no processo de escovação é fundamental para que as crianças tenham dentes saudáveis e sem cáries.
 
Este assunto faz parte da tese de doutorado da dentista dos meus filhos. Achei este assunto muito instrutivo, pois conversando com algumas pessoas notei que desconheciam a informação de que nasciam dentes permanentes sem antes ter nascido dentes de leite. O comum era saber que todos os dentes que nascessem pela primeira vez seriam de leite e na verdade há dentes que nascem já sendo permanentes!