quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O que fazer quando a assadura afeta o bebê?

 
É importante deixar o bebê o mais sequinho possível, pois a umidade e o calor proporcionado pelo aquecimento da fralda fará com que o aspecto da assadura piore. Então, troque-o com mais frequência. Se o bebê fizer cocô, o melhor é dar um banho para tirar todos os resíduos.
Se estiver calor, tente deixá-lo sem fralda por um tempinho, num lugar que seja fácil de limpar (prevendo o tamanho do desastre se ele fizer xixi ou cocô), ou durante uma soneca diurna. Tomar um pouco de sol na área afetada ajuda na cicatrização -- mas só o sol de antes das 11h e depois das 16h, e por uns 15 minutinhos.
Se depois desse período de dois dias a assadura não tiver ido embora, ou tiver piorado, fale com o pediatra, pois deve haver algum outro tipo de infecção, fúngica ou bacteriana, que exija tratamento específico.
Há pomada que a indicação é para prevenir e há pomada que a indicação é para tratar. Uma que já usei e achei muito boa é a Dermodex Tratamento: contém nistatina e óxido de zinco, proporcionando alívio rápido causado pelo incômodo das assaduras, além de não conter corticóides na sua formulação. A Nistatina é um antibiótico com características fungicida, utilizado universalmente no tratamento de infecções da pele e mucosas. O óxido de zinco é um adstrigente e antisséptico que exerce ação suavizante cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.
Não utilize pomada que contenha corticoide sem consultar o pediatra. É arriscado para a saúde do seu bebê.
Uma receitinha caseira que utilizei para aliviar o incomodo foi o amido de milho (Maizena), depois de limpar bem o bumbum apliquei uma pequena quantidade no local. Na hora que passei o amido o meu bebê até sorriu devido a sensação de refrescância que o pó proporcionou.
Outra dica: nas trocas de fralda, principalmente na de cocô tenho um grande aliado: óleo próprio para a pele do nenê. Faz uma grande diferença na hora da limpeza. Você pode utilizar vários lenços, mas quando passa o lenço com um pouco de óleo nota que ainda estava sujo e que o lenço não tirou totalmente o resíduo. Essa é uma boa maneira de evitar que a assadura aconteça.