quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como deixar aquele cheirinho gostoso de amaciante nas roupas?

Olá! Ultimamente as roupas saiam da máquina com mais cheiro de sabão liquido do que de amaciante e isso estava me deixando incomodada. Antes deixava a máquina fazer o seu ciclo normal. Mas, mudei o modo de lavar as roupas. Agora, quando está no ciclo do amaciante pauso a máquina por 10 minutos e depois deixo ela concluir todo o processo. As roupas ficam com aquele cheirinho gostoso de amaciante. Esse foi o método melhor que encontrei.

Fimose: aparentemente inofensiva!


Meus dois filhos não escaparam da postectomia , popularmente conhecida como cirurgia de fimose. Nas duas vezes que o médico deu o diagnóstico fiquei apreensiva, por envolver anestesia geral, mas como desde as consultas no ambulatório o médico me passou muita segurança resolvi encarar e seguir a diante com o hemograma solicitado.  A cirurgia  do meu filho maior foi tranquila (cinco anos na época), apesar que na hora da anestesia ele ficou um pouco apavorado quando a máscara foi colocada para administrar o medicamento anestésico e pedia para tirá-la, mas a angústia durou segundos e logo ele dormiu. Depois da cirurgia ele deu um pouco de trabalho na hora de tirar o curativo, então, o colocamos em uma bacia com água morna para amolecer a cola que estava grudada na pele e assim retiramos. É preciso compreender que é uma região muito sensível. Já na cirurgia do segundo filho (três anos), não o acompanhei ao centro cirúrgico. Meu marido relatou que nosso filho menor não se apavorou, apenas disse: ___”não quero essa máscara e na sequência dormiu”. Gostei da maneira humana que o cirurgião Ricardo Patino Baptista nos recebeu. Ele autorizou a entrada do pai ou da mãe no centro cirúrgico até que a criança estivesse anestesiada.


                                                                                                


Resultado de imagem para fimoseResultado de imagem para fimose


Conversei com o médico sobre o curativo que na primeira cirurgia foi difícil retirar e ele utilizou outro método que facilitou a retirada do curativo.  O menor também reclamava na hora do banho de assento feito com Flogo Rosa e na hora de aplicar a pomada Nebacetin no local. A pomada é importante para ajudar na cicatrização e para evitar que o local permaneça úmido após o banho, pois é impossível secar bem o local por estar lesionado. Concluo que se a criança já saiu da fralda o melhor é fazer a cirurgia o quanto antes, pois dá menos trabalho. Como ainda coloco fralda na hora de dormir o médico me orientou a passar pomada na fralda (usada para assadura) para evitar que a genitália grudasse por estar em processo de cicatrização.

Há homens que ainda não fizeram a postectomia, pois foram postergando até chegarem à fase adulta e  por medo, por tabu ou falta de tempo optaram por continuarem com toda dificuldade que essa condição impõe.  A fimose impede que a higiene seja realizada de maneira completa e com isso a sujeira acumulada pode causar infecções, câncer e até levar à morte. Ao conversar com o médico obtive a informação de que a indicação cirúrgica é feita nos primeiros anos de vida, pois conforme o menino cresce a ereção se torna mais intensa e fazer a cirurgia nessa fase causaria maior desconforto durante o processo de recuperação do pós-cirurgico.  Resolvi escrever sobre isso para que os pais ou responsáveis de meninos atentem para a relevância que tem esse assunto. O judeu ao oitavo dia circuncida os seus meninos. Nos Estados Unidos há estados que tratam da cirurgia de fimose como questão de saúde e por isso realizam também a cirurgia nos meninos.

Certo dia conversando através do facebook  sobre a cirurgia e recuperação do meu filho fiquei estarrecida quando uma das minhas amigas relatou que teve conhecimento de um caso: um homem com 30 anos, casado, estava no Instituto do câncer e o médico deu uma terrível noticia para ele: teria que retirar toda genitália (tudo que compõe o órgão reprodutor masculino). Ele e a esposa estavam estarrecidos, mas não tinha o que fazer, pois o câncer havia avançado de tal maneira que a única opção seria retirar o órgão.  E por que ele ficou com câncer? O médico disse que o câncer foi desenvolvido devido à fimose, porque com ela o orgão acumula muitas bactérias e causa atrito. Muito triste. É preciso cuidar da saúde e a prevenção sempre o melhor caminho a percorrer.